Analisando a aplicação de inventários de conhecimentos como instrumento de geração de conhecimentos organizacionais
Keywords:
knowledge management, knowledge profiles,
Abstract
Nas aplicações práticas da gestão de conhecimentos são utilizados instrumentos que asseguram fluxos de conhecimentos entre seus detentores, geradores e usuários. Os inventários de conhecimentos integram o rol destes instrumentos, constituindo mecanismos de apoio à transferência e transformação do conhecimento individual em coletivo e organizacional. Os inventários são compostos por perfis, que visam o resgate de conhecimentos, documentando e disponibilizando os aprendizados de forma ágil e compacta. Os perfis são compostos a partir de entrevistas coletivas ou individuais com os integrantes da experiência a ser inventariada. Adaptando a proposta metodológica de GTZ & IFAD (2009), que propõem a utilização de perfis de conhecimento (knowledge profiles) em projetos de cooperação internacional, a presente contribuição realiza uma análise comparativa da aplicação deste instrumento no âmbito de políticas e projetos ambientais no Brasil. Este contexto institucional é marcado por uma grande diversidade e por visões e demandas diferenciadas de gestão de conhecimentos. A institucionalização da área é recente, de modo que se verifica uma alta rotatividade de pessoal e muitos casos de perda e descontinuidade de conhecimentos. Neste ambiente, as concepções que partem das pessoas como elementos centrais da gestão de conhecimentos se mostram particularmente adequadas para iniciar a introdução de suas abordagens. A análise comparativa dos casos de aplicação dos inventários de conhecimentos indicam que os mesmos contribuem para a construção de conhecimentos institucionais através do resgate das experiências e percepções de participantes diretos através de abordagens muito simples e de rápida aplicação. Além disso, o processo ganha uma dinâmica e qualidade diferenciada quando é possível envolver futuros usuários dos conhecimentos na sua construção.
Published
2014-06-18
Section
Case studies
The copyright of the articles published in this journal remains the property of the authors. For liability reasons, the title belongs to the Foundation for the Support of the Knowledge Management for Development Journal. The journal is published under a Creative Commons Attribution Non-Commercial Share Alike License.
This journal is currently an open access journal as it has a funding model that does not charge readers or their institutions for access. From the BOAI definition [1] of "open access", we support the rights of users to "read, download, copy, distribute, print, search, or link to the full texts of these articles." However, some of the content (2009-2012) is only available on the Taylor and Francis website. Within the next few months, this issue too will become available on the OJS.
[1] http://www.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess